Foto: ELMS

  • As 4 horas de Spa-Francorchamps, segunda rodada da 2020 European le Mans Series, contarão com um grid de quarenta carros nas três classes. 
  • O grid contará com 118 motoristas e 27 equipes representando 23 nações diferentes de todo o mundo no domingo dia 9 agosto.
Nesta terça-feira, 28, foi divulgada a lista de inscritos para a segunda etapa da European Le Mans Séries (ELMS), que será disputada no dia nove de agosto, em Spa-Francorchamps. Quarenta carros estão confirmados nas três classes (LMP2,LMP3 e GTE).

Clique aqui para a lista provisória de inscrições para as 4 horas de SpaFrancorchamps

É um excelente plantel sem dúvida e as novidades são várias para a temporada de seis provas que se encerra em outubro. O ELMS vai atender ao novo critério de distrbuição de vagas diretas às 24h de Le Mans. Serão seis, distribuídas pelo critério proporcional de número de inscritos, prontamente atingido neste ano.

No total haverá 118 pilotos disputando a etapa. A LMP2 constitui maioria com 16 carros, a LMP3 – que estreia novo regulamento técnico e novos chassis – terá 12 unidades mesma quantidade de carros da LMGTE. 

Na principal classe (LMP2), a Oreca reina praticamente absoluta em número de chassis. São 14 unidades, incluindo o Aurus 01 da G-Drive Racing, rebatizado com o nome de uma marca russa de limusines porque na LMP2 é possível fazer isso. Haverá uma solitária Ligier JSP217.

A LMP3 será dominada pelos construtores franceses em 2020, dentro do novo regulamento que prevê também um incremento de cilindrada –  e portanto um pouquinho mais de potência nos motores Nissan V8, agora com 5,6 litros. ADESS e Ginetta não conseguiram um cliente sequer e quem deita e rola são a Ligier, com maioria absoluta de chassis e a Duqueine, que absorveu a propriedade intelectual da Norma e terá contudo apenas duas clientes, a Nielsen Racing e a luxemburguesa DKR, de volta após o título no Michelin Le Mans Cup. 

Na LMGTE, que continua com regulamento único de pneu (Goodyear, em substituição aos Dunlop), apenas Ferrari e Porsche têm carros inscritos. Nenhum Aston Martin ou qualquer outro fabricante – e havia a possibilidade do regresso da TF Sport. E é uma pena: a categoria não merecia isso.

Confira abaixo o teaser da etapa:


 

Fonte: European Le Mans Series